Estrutura reprodutora presente apenas nas Gimnospermas e nas Angiospermas. Tal estrutura possibilitou aos dois grupos a independência do ambiente aquático para a reprodução.
As Gimnospermas apresentam o chamado estróbilo, um conjunto de peças duras e secas disposas em torno de um eixo central. Geralmente, existe um estróbilo masculino e outro feminino, entretanto, os dois estróbilos podem estar presente na mesma planta (nesse caso, a planta é considerada monóica.Exemplo: Pinus sp), mas existem plantas que apresentam ou estróbilo masculino, ou o estróbilo feminino (nesse caso, essas plantas são consideradas dióicas.Exemplo:Araucaria sp). Nas Gimnospermas, a polinização ocorre pela ação do vento.
estróbilo feminino | estróbilo masculino |
As angiospermas geralmente apresentam flores mais atrativas.Existem angiospermas que são dióicas, mas a maioria das plantas presentes nessa divisão são monóicas, sendo que na flor encontramos o Androceu (estrutura masculina) e o Gineceu (estrutura feminina).
O Androceu é formado por:
* Antera: local onde são produzidos os grãos-de-pólen.
* Filete: cabo que prende a antera no ápice.
O Gineceu é formado por:
* Estigma: órgão tubular com um orifício no ápice. Aqui os grãos-de-pólen caem e dão origem ao tubo polínico.
* Estilete: órgão tubular que liga o estigma ao ovário.
* Ovário: estrutura que abriga o óvulo
* Óvulo: não é uma célula, na verdade é uma estrutura complexa com duas paredes protetoras externas, a primina e a secundina, e no interior um conjunto de 8 células haplóides:uma oosfera, dois núcleos polares, duas sinérgides e três antípodas.
|
A formação do grão-de-pólen ocorre no interior das anteras, em estruturas denominadas microsporângios. Lá as células-mãe(2n) fazem meiose originando 4 micrósporos que se diferenciam em grãos-de-pólen.
|
No óvulo (que corresponde ao megasporângio), ocorre processo semelhante. Ele apresenta uma célula-mãe (2n) que faz meiose produzindo 4 megásporos. Desses, 3 degeneram, enquanto que o outro, o megásporo funcional,realiza três sucessivas mitoses, produzindo no final 8 células(n): 3 antípodas, 2 núcleos polares, 2 sinérgides e o gameta feminino denominado oosfera.
Quando o grão-se-pólen cair no estigma da flor, trazido por algum agente polinizante, como vento, insetos, aves etc, sofrerá mudanças. O grão-de-pólen apresenta dois núcleos(n): o vegetativo que forma o tubo polínico e o gerador que sofre nova mitose produzindo dois núcleos(n) chamados de espermáticos.O processo reprodutivo tem início, quando o tubo polínico cresce em direção ao óvulo e entra pela micrópila (o núcleo vegetativo degenera). No interior do óvulo ocorre uma dupla fecundação: um dos núcleos epermáticos fecunda a oosfera, enquanto que o outro núcleo espermático funde-se aos dois núcleos polares. As sinérgides e as antípodas do óvulo degeneram. Após as fedundações, teremos:
oosfera(n) + núcleo espermático(n) = zigoto(2n)
2 núcleos polares(n) + núcleo espermático(n) = endosperma (3n)
|
O óvulo fecundado apresentará no seu interior o zigoto(2n) que dará origem ao embrião e o endosperma(3n) que servirá de reserva nutritiva. Portanto, o óvulo fecundado originará a semente e o ovário fecundado originará o fruto.
O fruto é uma estrutura presente apenas nas Angiospermas e sua principal função é proteger as sementes. De uma forma geral, podemos dizer que o fruto tem três camadas: o epicarpo(mais externo), o mesocarpo (geralmente a parte mais suculenta) e o endocarpo (camada mais interna).
|
Podemos classificar os frutos em:
* Drupas: trata-se de frutos que apresentam caroços (que é uma mistura da semente propriamente dita e a parte lenhosa do endocarpo que se apresenta duro e fibroso). Exemplo: manga, pêssego, ameixa, abacate, azeitona etc.
|
*Baga: são frutos que apresentam mesocarpo bem carnoso e múltiplas sementes espalhadas no endocarpo.Exemplo: laranja, abóbora, uva, pepino, tomate, melância etc.
|
|
* Frutos Secos: são aqueles que apresentam o mesocarpo não carnoso, portanto, pouco desenvolvido. Exemplo: pimentão, vagens, noz, coco, pimenta, etc.
|
Existem também os chamados pseudofrutos, isto é, são os "falsos frutos", uma vez que não se desenvolveram a partir do ovário, mas de outras partes da flor (como o receptáculo floral e o pedúnculo).Exemplo: pera, caju, maçã, morango (pseudofruto composto), etc. No casos do caju, a parte carnosa é o pseudofruto, sendo o fruto verdadeiro a castanha (fruto seco). Na maçã, ou na pera, a região interna que abriga as sementes que é o verdadeiro fruto. Pseudofrutos compostos, como o morango e o abacaxi, se desenvolveram do receptáculo de uma única flor com vários ovários.
|
Não podemos nos esquecer que há os chamados frutos partenocárpicos, que são aqueles que se desenvolveram sem ter ocorrido a fecundação da flor. Exemplo: banana.
|
Trata-se da estrutura vegetal resultante da fecundação do óvulo. Apenas são encontradas nas Espermatófitas, isto é, as Angiospermas (que têm o fruto protegendo a semente) e as Gimnospermas (que apresentam a semente nua).
Nas Gimnospermas, o estróbilo feminino após ter sofrido fecundação transforma-se na pinha repleta de sementes conhecidas popularmente como pinhão.
Nas Angiospemas, a semente pode ser dividida em:
* tegumento: casca da semente
* amêndoa: onde estão o embrião (2n) e o endosperma (3n). O endosperma, em muitas Angiospemas, é digerido, transferido e armazenado nos cotilédones que se tornam ricos em reservas nutritivas.Tal fato, por exemplo, ocorre principalmente nas dicotiledôneas (feijão, amendoim, ervilhas etc).
Pra ser beeem sincera ...eu boiei na parte de 'nucleos polares'. =??
ResponderExcluirÉ eu concordo com Karla essa parte esta bem complicada de entender...
ResponderExcluire tambem eu entendi melhor a parte dos fruto...o que é o fruto e o que é a semente
Vlw :D
Fruto
ResponderExcluirO fruto é uma estrutura presente apenas nas Angiospermas e sua principal função é proteger as sementes. De uma forma geral, podemos dizer que o fruto tem três camadas: o epicarpo(mais externo), o mesocarpo (geralmente a parte mais suculenta) e o endocarpo (camada mais interna).
eu achei essa parte fácil
mais os nucleos polares eu não entendo tbm.
Sementes
Trata-se da estrutura vegetal resultante da fecundação do óvulo. Apenas são encontradas nas Espermatófitas, isto é, as Angiospermas (que têm o fruto protegendo a semente) e as Gimnospermas (que apresentam a semente nua).
É... Realmente os núcleos polares é bem complicado de entender!!! Eu tbm não entendi bem não...Prof seria bem legal dar uma revisada nisso na proxima aula.
ResponderExcluirXeru =D
Concordo com a galera essa parte dos núcleos polares é bem complicado não entendi muito bem...
ResponderExcluirpreciso q vc prof der uma revisada na próxima aula.vlw!!!
xero.....
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpra ser muito sincera embora esse negocio de núcleos polares ta meio complicado fo o assunto q eu mais gostei durante o ano..
ResponderExcluire ate seria bom msm uma revisadinha viu prof
bj o :*